O chatbot veio para interagir mais os consumidores e as empresas!
O que é? E como impactarão seu próximo evento?

Por Vanessa Martin 

Todas as atividades repetitivas e de fácil execução serão substituídas pelos bots. Se você navega na internet, já os conhecem, pois existem há bastante tempo. Mas, afinal, o que é bot?

Segundo a Wikipédia, bot é diminuitivo de robot, e ‘também conhecido como Internet bot ou web robot, é uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô. Portanto, são softwares de resposta automática, ou programas de computador utilizados para automatizar procedimentos rotineiros e repetitivos e para realizar buscas automáticas e análises de informações em velocidades superiores à mente humana.

O relatório da Sabre Labs destacou três megatendências da tecnologia para o setor do turismo em 2017: interfaces de comunicação (novas formas de interagir com o consumidor), realidades digitais (realidade aumentada e virtual) e inteligência conectada (papel crescente na atuação de bots e robots).

Entre as aplicações mais conhecidas estão a exibição da propaganda mais adequadas ao usuário, em função da análise do seu comportamento durante a navegação e a implementação em sites para a comunicação com o internauta, como os chatterbots ou chatbot. São programas que simulam conversas com os usuários aparentando ser entre pessoas. Após receber a mensagem por escrito, analisam os dados e devolvem respostas automáticas de acordo com roteiro pré-definido. Como o MSN Messenger e o Yahoo! Messenger. Veja exemplo prático no vídeo da KLM (https://www.youtube.com/watch?v=PGLASey3MAE

Por oferecerem experiências diferencias e conteúdo personalizado ao consumidor, os bots já tem papel relevante no bate-papo online, no e-commerce e no atendimento ao cliente, oferecendo dicas e recomendações personalizadas de produtos e serviços. A cada dia, aparecem novas oportunidades de negócios com o marketing de conteúdo utilizando esta ferramenta digital.

Atento à estas potencialidades e às alterações de como os consumidores estão fazendo compras, interagindo e coletando informações sobre as marcas na web, algumas plataformas como o Facebook Messenger, Kik, Line e outros já permitem o desenvolvimento de bots (leia mais aqui).

Os aplicativos de eventos tornam-se ferramentas cada vez mais indispensáveis para a comunicação entre o evento, participantes e patrocinadores. Já há várias opções disponíveis dentro e fora do país. Opção interessante foi a Eva, criada pela event2mobile (e2m), no qual as necessidades dos participantes são resolvidas em chat, aparentemente entre duas pessoas. Mas é um chatbot para aplicativo de evento para agendamento ativo de reuniões, help desk, localização no local do evento, estímulo à participação em votações, quiz, perguntas e feedback, além de alertas proativos de updates e anúncios, como mostram as figuras.

Marcar reuniões

Help desk

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Os especialistas dizem que o chatbot não vai dominar por completo o relacionamento com o consumidor. Apenas ajudar a resolver as questões mais simples, deixando os mais complexos para a interação humana. Com a redução de custos com mão-de-obra, a aceleração no atendimento, aumento da produtividade, a multiplicidade de aplicações possíveis e a agilidade do processo, entre outras vantagens para as empresas, a certeza é que eles vieram para ficar.

Para saber mais

Estudo da McKinsey mostra que, até 2055, metade das atividades realizadas agora por humanos será automatizada, cerca de US$ 16 trilhões em salários. Mas haverá mais modificações nas profissões do que extinção, pois menos de 5% das atividades humanas podem ser automatizadas por completo. O relatório apontou que cerca de 60% das ocupações tem por volta de 30% de atividades para serem automatizadas e que o potencial de elevação do PIB global com a automação pode chegar a 0,8% a 1,4% anualmente.

 

 

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